A acupuntura é uma terapia complementar, com origem na medicina tradicional chinesa, baseada na aplicação de pequenas agulhas em pontos específicos do corpo.
Os pontos de acupuntura pertencem aos meridianos e consistem nos locais exatos onde as agulhas finas são aplicadas.
Segundo a medicina tradicional chinesa existem 12 meridianos principais, que estão relacionados a vários órgãos como pulmão, baço, rins, fígado e coração.
No entanto, algumas partes do corpo funcionam como microssistemas do corpo, como orelhas e crânio e possuem vários pontos, que também podem ser estimulados com as agulhas para aliviar sintomas específicos.
No Brasil, desde 1995 a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica e já faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, do Ministério da Saúde.
Tipos de acupuntura
A acupuntura pode ser dividida em alguns tipos, conheça os principais:
Acupuntura tradicional
A acupuntura tradicional é a mais comum e a sua realização envolve a aplicação de agulhas finas de aço inoxidável em pontos específicos sobre a pele, enquanto o paciente permanece deitado e relaxado. As agulhas são geralmente deixadas por cerca de 10 a 20 minutos e depois retiradas.
Acupuntura auricular
A acupuntura auricular consiste na aplicação de diferentes tipos de agulhas finas em pontos específicos na orelha.
Escalpo acupuntura
A escalpo acupuntura, também conhecida como acupuntura da cabeça, é uma técnica de acupuntura em que a aplicação das agulhas é feita em áreas específicas da cabeça, que variam conforme a anatomia e funcionamento do cérebro.
Ventosaterapia
A ventosaterapia é uma forma de acupuntura que consiste na aplicação de ventosas ou pequenos potes em pontos específicos sobre a pele, causando uma pressão negativa, que pode ser feita por meio sucção ou aplicação de calor.
Moxabustão
A moxabustão é uma técnica de acupuntura que consiste no uso de calor para estimular pontos específicos da pele. Esse estímulo geralmente é realizado utilizando um bastão enrolado de ervas especiais queimadas, como a artemísia.
Eletroacupuntura
A eletroacupuntura é um tipo de acupuntura em que é usado um aparelho para aplicar um estímulo elétrico às agulhas finas tradicionalmente utilizadas na acupuntura, colocadas em pontos específicos da pele.
Como funciona uma sessão de acupuntura?
No início da sessão, o profissional conversa com o paciente para entender quais são os problemas e suas possíveis causas. Depois disso são definidos os pontos específicos em que as agulhas serão inseridas.
A aplicação pode levar de 15 minutos a 25 minutos. Após o término da sessão, os pacientes normalmente se sentem mais relaxados ou enérgicos. As agulhas nunca devem ser reutilizadas, para evitar contaminações e infecções.
Principais indicações
A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu uma lista de doenças que podem ter benefícios quando tratadas, entre elas, podemos citar:
- Depressão
- Dismenorreia
- Dor
- Cefaleia
- Hipertensão
- Sintomas pós-operatórios
- Algumas complicações gestacionais
- Complicações do acidente vascular encefálico
Quem pode fazer?
Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, mesmo pessoas que não tenham nenhuma doença ou sintoma, já que a técnica também pode ser usada apenas para melhorar o bem-estar e qualidade de vida.
Benefícios da acupuntura
Os benefícios da acupuntura se estendem a diversas áreas. As agulhas entram em pontos específicos da pele ou dos tecidos, na sua maioria músculos, e atingem terminações nervosas.
Essas terminações enviam mensagens ao sistema nervoso, que então passa a produzir substâncias anti-inflamatórias, analgésicas, e que podem até mesmo modular as emoções. Confira os principais benefícios da acupuntura:
- Tratamento natural, sem a necessidade de medicamentos;
- Pode aliviar desde dores até prevenir doenças, e todas as partes do corpo podem receber esse tipo de tratamento;
- Foca no organismo e na saúde em sua globalidade, ou seja, o corpo e o espírito;
- A acupuntura pode complementar a medicina tradicional para uma melhor eficácia do tratamento;
- Pode ser utilizada preventivamente, mas também para aliviar tratamentos pesados;
- A acupuntura é totalmente segura, uma vez que as agulhas usadas são únicas e esterilizadas.
Possíveis riscos
A acupuntura é uma técnica segura, que possui poucos riscos, porém, é importante que pessoas que utilizam anticoagulantes ou que possuam sintomas como inchaço, sangramentos ou hematomas, consultem um médico antes de realizá-la devido ao risco de sangramento.
Também é recomendado que pessoas com neutropenia e doenças da pele, como alergias e infecções, evitem realizar acupuntura, devido ao risco de infecções mais graves.
É fundamental que ao fazer acupuntura, o paciente escolha um profissional qualificado e clínicas certificadas, que seguem as normas da ANVISA, optando por locais onde as agulhas utilizadas sejam descartadas após cada uso, pois sua reutilização aumenta as chances de contrair doenças, como a hepatite e HIV.
Quer saber mais sobre o tratamento com acupuntura? Agende uma visita em nossa clínica!
A Clínica Gaal Vadas é composta por profissionais direcionados por valores éticos, compromisso social e responsabilidade com a saúde, que se atualizam constantemente com o que há de melhor e mais moderno em acupuntura.
Funcionamos em três endereços: Tucuruvi (Clínica de Olhos), Vila Leopoldina e Alphaville (Clínica Alpha Med).