Prevenção de doenças e acidentes

No Brasil, os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade,
segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Ainda de acordo com a SBP, 90% desses acidentes
podem ser evitados com medidas simples de prevenção. Dentre os fatores que devem ser
observados para a prevenção de acidentes por parte dos responsáveis está a adoção de
cuidados que promovam a segurança das crianças, na medida em que vão crescendo e se
desenvolvendo.

A partir do nascimento, alguns dos tópicos devem ser abordados em consulta. São eles:
risco de sufocamento, risco de queda, risco de intoxicação, risco de queimadura, de acidentes
no transporte, de afogamento e outros acidentes como contato com animais domésticos.

Podemos citar outras importantes alterações oculares, dentre as quais: catarata, estrabismo, degeneração macular, glaucoma, retinopatia diabética e ceratocone.

Cada vez mais a Oftalmologia vem avançando para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Não somente no domínio de lentes e de técnicas cirúrgicas, como também no uso de modernos recursos tecnológicos, como o laser, para as sequelas que atingem o órgão mais sensível do olho, a retina. Doenças crônicas como, por exemplo, a hipertensão e o diabetes, comprometem a visão gradativamente causando sequelas oculares e interferindo na qualidade de vida das pessoas.

Dessa forma, é de extrema importância que adultos e crianças façam consultas periódicas ou em momentos de necessidade ao oftalmologista para prevenir e tratar possíveis problemas.

Cirurgias