Correção de Estrabismo

A cirurgia para correção de estrabismo é a cirurgia para corrigir o desalinhamento dos olhos, restabelecendo o equilíbrio entre as forças dos músculos oculares externos e reposicionando o globo ocular. O procedimento, além de corrigir o desalinhamento pode, quando possível, restaurar a visão binocular e a percepção de profundidade.
O tempo cirúrgico depende de quantos músculos serão abordados e pode variar entre 20 minutos e 1h30.
A recuperação é um processo individual, com média de afastamento das atividades gerais por poucos dias. A cicatrização completa dos tecidos ocorre por volta de 30 dias.
Após a cirurgia o paciente não deve realizar esforço físico ou frequentar ambientes com água (piscina, sauna e mar) nos primeiros 20 dias após a cirurgia.
A aplicação de colírio de corticoide e antibiótico é necessária no período indicado pelo médico.
Os pontos são feitos com material especial e absorvível, e devem cair espontaneamente em aproximadamente 20 dias.

Podemos citar outras importantes alterações oculares, dentre as quais: catarata, estrabismo, degeneração macular, glaucoma, retinopatia diabética e ceratocone.

Cada vez mais a Oftalmologia vem avançando para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Não somente no domínio de lentes e de técnicas cirúrgicas, como também no uso de modernos recursos tecnológicos, como o laser, para as sequelas que atingem o órgão mais sensível do olho, a retina. Doenças crônicas como, por exemplo, a hipertensão e o diabetes, comprometem a visão gradativamente causando sequelas oculares e interferindo na qualidade de vida das pessoas.

Dessa forma, é de extrema importância que adultos e crianças façam consultas periódicas ou em momentos de necessidade ao oftalmologista para prevenir e tratar possíveis problemas.

Exames

Cirurgias