Cirurgia de Catarata

A catarata é caracterizada por uma opacidade que ocorre no cristalino – a lente natural do olho. Consequentemente, a opacidade que se forma impede o paciente de ter uma visão clara e nítida. Na maioria dos casos, a doença se desenvolve de maneira lenta e progressiva, mas pode levar à cegueira, se não for tratada adequadamente. Para que isso não aconteça, o ideal é diagnosticar o problema no estágio inicial e não esperar pela progressão para realizar o procedimento cirúrgico.
A cirurgia de catarata é realizada com o objetivo de retirar o cristalino comprometido e implantar uma lente intraocular. Há diversos tipos de lentes intraoculares, cada qual com sua característica, e que deve ser escolhida caso a caso para o melhor resultado da cirurgia. A anestesia utilizada na técnica atual é feita com colírio anestésico e sedação leve, que diminuem os riscos e trazem mais segurança ao procedimento. A cirurgia em si é realizada por meio de um método denominado facoemulsificação, que consiste em uma pequena incisão no olho, fragmentando o cristalino opaco em pedaços bem pequenos, que são aspirados imediatamente.
Em seguida, o cirurgião introduz a lente que irá substituir o cristalino. Geralmente, a cirurgia demora em torno de 20 minutos e não causa grandes incômodos ao paciente.

Podemos citar outras importantes alterações oculares, dentre as quais: catarata, estrabismo, degeneração macular, glaucoma, retinopatia diabética e ceratocone.

Cada vez mais a Oftalmologia vem avançando para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Não somente no domínio de lentes e de técnicas cirúrgicas, como também no uso de modernos recursos tecnológicos, como o laser, para as sequelas que atingem o órgão mais sensível do olho, a retina. Doenças crônicas como, por exemplo, a hipertensão e o diabetes, comprometem a visão gradativamente causando sequelas oculares e interferindo na qualidade de vida das pessoas.

Dessa forma, é de extrema importância que adultos e crianças façam consultas periódicas ou em momentos de necessidade ao oftalmologista para prevenir e tratar possíveis problemas.

Cirurgias