Acupuntura Médica

A Acupuntura é uma técnica milenar chinesa que consiste no estímulo de determinados pontos do corpo, com o intuito de promover a circulação de energia e o equilíbrio do corpo e da mente e, dessa forma promover saúde, bem-estar, equilíbrio e harmonia dos pacientes.

Pode ser realizada em crianças, adultos, idosos, gestantes e tem inúmeras indicações dentro de praticamente todas as especialidades médicas.

A finalidade do tratamento é circular a nossa energia através de uma rede complexa de pontos. Através da manipulação destes pontos, ocorre o estímulo de terminações nervosas da pele, que geram um impulso nervoso transmitido ao cérebro via medula espinhal, ocasionando a liberação de diversas substâncias produzidas pelo nosso próprio cérebro, com efeito analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular, ansiolítico, entre outros, são os chamados neurotransmissores, dentre eles: serotonina, endorfinas, encefalinas, prostaglandinas, etc.

Estas substâncias são responsáveis pelos efeitos da Acupuntura, seja na modulação da dor, sensação de relaxamento, diminuição da ansiedade, melhora da qualidade do sono e muitos outros efeitos.

De acordo com a constituição da Organização Mundial de Saúde, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Sendo assim, não precisamos estar doentes para fazer Acupuntura. É muito importante harmonizar e equilibrar para prevenir e não adoecer.

Tratamento de Acupuntura:

  • Enxaquecas
  • Dores músculo esqueléticas como: dor na coluna, joelhos, tornozelos, cervical, ombros.
  • Distúrbios de ATM
  • Ansiedade e Estresse
  • Suporte para tratamentos variados, como medicina complementar

Técnicas

Acupuntura Sistêmica

Técnica que utiliza aplicação de agulhas em pontos específicos para obtenção do resultado. As agulhas são extremamente finas e o paciente deve permanecer com elas por pelo menos 20 minutos.

Laserterapia

É uma técnica indolor, não invasiva, onde aplica-se uma fonte de laser de baixa intensidade. Não provoca qualquer lesão na pele e é muito usada em crianças, pelo fato de ser indolor.

Ventosaterapia

A ventosa é uma cúpula que, ao ser aplicada à superfície da pele, produz uma pressão interna negativa. Promove uma vasodilatação local e consequentemente aumento da oxigenação dos tecidos, melhorando a circulação de energia nos músculos e articulações, aliviando dores. Pode, em alguns casos, deixar leve hiperemia ou hematoma no local.

Moxabustão

Consiste em aquecer determinados pontos de Acupuntura através da aproximação da pele com um bastão de carvão ou de Artemísia, promovendo color e aumento na velocidade de circulação energética e de sangue nos canais de Energia, nutrindo melhor todos os órgãos e melhorando o desempenho de suas funções. Também atua removendo bloqueios de energia e eliminando alguns fatores patogênicos, restabelecendo assim, o equilíbrio energético do organismo.

Tui-Ná

É uma técnica de massagem chinesa muito utilizada principalmente em crianças como alternativa às agulhas.

Aurículomedicina

É a aplicação de sementes de mostarda fixadas com adesivos em locais específicos da orelha, os quais representam os órgãos de nosso corpo, visando harmonizar o organismo. É um recurso importante da Medicina Tradicional Chinesa para diagnóstico e tratamento, devendo sempre estar associado à aplicação de agulhas, como um complemento ao tratamento.

Eletroacupuntura

É uma forma de acupuntura, em que pares de agulhas de acupuntura são ligados a um dispositivo que gera impulsos elétricos. O estímulo é regulado respeitando-se a sensibilidade de cada um, não devendo causar dor, somente a sensação da agulha sendo estimulada. O efeito da eletroacupuntura amplifica os efeitos da Acupuntura e prolonga-se por várias horas e dias após a sessão. É muito utilizada em dores crônicas.